Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

09
Mar20

A melhor defesa para o corona vírus

Luís Rito

Olá :)

 

Se não tens estado debaixo de uma rocha nos últimos meses, já sabes que o mundo atravessa uma fase de grande preocupação devido ao corona vírus (covid-19). Tudo isto começou na China mas rapidamente alastrou por todo o mundo. Apesar de estar obviamente preocupado com o tema, considero que as pessoas se encontram num estado de alerta demasiado elevado, principalmente as que são saudáveis e que têm um sistema imunitário forte. Passo a explicar, o corona vírus propaga-se de forma muito semelhante a uma gripe comum, e os sintomas são inclusive muito parecidos. Claro que ao dia de hoje o vírus já matou muitas pessoas, mas até nisso a gripe leva vantagem porque mata anualmente em números muito superiores. Repara, quando apanhas uma gripe não existe nenhum medicamento que a cure, o que existem são fármacos que ajudam com os seus sintomas. Na realidade, o que mata uma gripe é o teu sistema imunitário, e é por isso que em pessoas mais debilitadas este vírus pode mesmo ser fatal. Todo este alarmismo com o corona vírus vai ajudar um grupo restrito de empresas a fazer biliões com b! As grandes farmacêuticas vão ganhar muito muito dinheiro, bem como qualquer tipo de empresas com produtos ligados a desinfeção ou máscaras de proteção.

 

Claro que agora podes argumentar e dizer, ah mas o vírus propagou-se tanto pelo mundo fora. Certo, se pensares bem todos nós estamos infetados com algum tipo de vírus, uns mais prejudiciais que outros, mas é algo que ninguém escapa (a menos que viva 24h dentro de uma sala esterilizada). Se fizéssemos neste momento um mapa da propagação da gripe pelo mundo iríamos assustar-nos com o resultado. Todos os anos milhões de pessoas apanham gripe e até agora ninguém andava na rua com máscaras. Neste momento o tema mais preocupante é mesmo o covid-19 ser um vírus novo para a humanidade, como tal ainda não temos defesas no nosso organismo. Mas se olhares para as estatísticas, o número de pessoas que recuperam é largamente superior ao número de mortes (que está abaixo dos 3%). Não sou médico nem nada que se pareça, mas neste momento parece-me que o mais lógico é mesmo tentarmos fortalecer o nosso sistema imunitário, parece-me algo mais útil e sustentado que andar de máscara pela rua.

 

covid-19

 

Abaixo deixo-te algumas dicas do que deves fazer para fortalecer o teu sistema imunitário. Investe na tua saúde, se tiveres um sistema imunitário forte não tens que temer o corona vírus, já que certamente vais recuperar dele. Curioso para saber o que podes fazer? Confere abaixo.

 

1. Comer vegetais diariamente

 

Os vegetais estão cheios de coisas boas como vitamina C que vão ajudar o teu sistema imunitário a ficar à prova de bala. Deves sempre tentar que as tuas refeições tenham vegetais. Por exemplo bróculos são extremamente ricos em vitamina C, vitamina E, magnésio, cálcio, fósforo e todo um conjunto de minerais e fibras. E como se não bastasse, têm um nível calórico muito baixo, portanto podes comê-los em grande quantidade. Para obteres o melhor dos bróculos deves cozinhá-los muito pouco ou mesmo comê-los crus.

 

2. Obter vitamina D

 

Existem estudos que defendem que um nível baixo de vitamina D faz enfraquecer o teu sistema imunitário. Deves portanto ter especial atenção a esta vitamina. Para a obteres, deves tentar estar exposto a luz solar durante 15 a 20m por dia e comer alimentos ricos nesta vitamina como ovos, cogumelos, salmão, atum, sardinhas entre outros. Ainda que comas muitos alimentos ricos em vitamina D, é recomendada exposição solar, já que apenas com alimentos terás dificuldade em chegar aos níveis recomendados. Podes ainda utilizar suplementos de vitamina D.

 

3. Fazer exercício físico

 

O exercício físico (desde que não seja em excesso), irá ajudar-te a fortalecer o teu sistema imunitário. Muitos estudos defendem que ajuda a reduzir inflamações no corpo e tem ainda o bónus de reduzir o stress, que é um dos grandes fatores para não andares bem fisicamente (explico melhor à frente).

 

4. Dormir e descansar bem

 

Decerto já reparaste que quando descansas pouco o teu sistema imunitário anda mais fraco e contrais mais facilmente gripes ou constipações. É por isso que não deves facilitar neste ponto. O descanso é de extrema importância, seja na prevenção seja na cura de uma doença. Teres bons hábitos de sono como por exemplo ires dormir sempre à mesma hora e descansares pelo menos 7h-8h vão ajudar-te a resistir a este tipo de vírus.

 

5. Relaxa e não stresses

 

Sempre que estás com muito stress, o teu corpo liberta uma hormona chamada cortisol. Esta hormona é utilizada pelo nosso organismo para combater inflamações e doenças, contudo ao estares sempre em stress, o teu organismo vai libertar constantemente cortisol, pelo que quando tiveres de facto uma doença a sua ação será bem mais fraca, já que o organismo está habituado a recebê-la de forma constante. Isso vai resultar num sistema imunitário mais débil.

 

6. Bebe chá verde

 

Desde sempre que o chá verde é associado a boa saúde. Isso deve-se ao facto de ser extremamente rico em antioxidantes e ajudar a retardar o envelhecimento celular, evitar doenças cardiovasculares, combater o colesterol, etc. Por ser rico em vitamina C, K, B1, B2, potássio e ácido fólico, torna-o excelente para o fortalecimento do sistema imunitário.

 

E é tudo, manteres hábitos saudáveis é um investimento que fazes em ti, e vai-te ajudar para toda a vida. Para além de estares mais em forma também te vai ajudar a resistir a vírus como o covid-19.

 

Até à próxima :)

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Livro Liberdade Financeira

Livro PMP Questions to Conquer the Exam