Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

05
Dez20

Life & Productivity Hack 12: Lê

Luís Rito

Com a proliferação do vídeo, a leitura tem assumido nos dias de hoje pouco destaque. O vídeo é mais fácil de consumir, mais divertido, mais visual, e normalmente curto. Contudo, ler é e continua a ser uma das melhores atividades para o nosso cérebro. A leitura dá-nos muitos benefícios que os vídeos não dão, nomeadamente um aumento da capacidade de foco e de concentração, aumento da capacidade de imaginação e criatividade, melhorias enormes no vocabulário e na escrita, sensação de relaxamento e redução do stress, entre tantos outros. Senão vê, quando lês um livro, necessitas de exercitar a tua imaginação e criatividade para produzir um mundo na tua cabeça, mundo esse que apenas te é oferecido através de palavras. Estar também durante largos minutos ou horas a ler vai-te dar uma grande capacidade de concentração e foco. Vai passar a ser mais fácil ficares muito tempo com foco elevado numa tarefa sem te distraíres.

 

Ler deveria ser uma atividade diária de qualquer pessoa, mas parece-me que cada vez mais a leitura perde adeptos, principalmente entre as gerações mais novas. É muito raro ver hoje uma criança a ler livros de forma regular, prática que era mais normal em gerações anteriores. É muito mais comum ver uma criança com um smartphone, um tablet, ou mesmo ambos ao mesmo tempo. Para as novas gerações, um vídeo de 4 ou 5 minutos é longo, e é normal ao fim de 2 minutos aborrecerem-se e verem outro diferente. Com tantos vídeos disponíveis, cada um deles à distância de um clique, é muito difícil mantê-los concentrados em algo, existe sempre algo novo para ver, para consumir. A leitura passou portanto a ser "uma seca".

 

Pessoalmente leio cerca de 30m todos os dias. As leituras podem ir desde temas mais técnicos, relacionados com a minha profissão, livros de autoajuda, livros de gestão e criação de startups, livros mais relacionados com softskills e ocasionalmente também livros de ficção. Aconselho também uma aplicação chamada Blinkist. É uma aplicação que contém resumos, retirando de um livro as ideias e pontos principais e apresentando-os em pequenos trechos que podem ser lidos ou ouvidos de forma muito rápida. Torna-se assim possível "ler" dezenas de livros num curto espaço de tempo. Recomendo vivamente.

Depois de tudo o que falámos acima, vai uma leitura :)?

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários