Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

24
Dez20

Life & Productivity Hack 16: Afinal, quando compensa fazer multitasking?

Luís Rito

Para quem já me acompanha há algum tempo, sabe que sou um grande adepto de fazer uma coisa de cada vez. Pessoalmente, não acredito em multitasking, não o considero eficaz. Se assim o é, porque é que o nome deste post é: "quando compensa fazer multitasking"? Bom, a verdade é que existem algumas situações onde é muito benéfico recorrer ao multitasking. Hoje quero falar-vos sobre algumas delas que considero ideais. Mas antes disso, o motivo pelo qual considero que realizar duas tarefas em simultâneo não funciona, é porque enquanto seres humanos não conseguimos executar duas ações complexas com a qualidade com que faríamos apenas uma totalmente concentrados. Existem contudo algumas atividades que para nós são totalmente automáticas, onde o cérebro já não necessita de despender muita energia para as realizar, seja porque são muito simples, seja porque já as aprendemos e aperfeiçoamos a um nível onde não necessitamos de nos esforçar para as realizar.

 

Atividades como caminhar, correr ou andar de bicicleta são para a maioria de nós totalmente automáticas. É por isso que, por exemplo, ouvir um audiobook enquanto se faz uma corrida ou ler um livro enquanto se faz bicicleta estática é tão fácil. Assim, o segredo é juntar uma atividade automática com uma atividade que requer concentração. Desta forma, é perfeitamente possível fazer multitasking e manter a qualidade em ambas as tarefas. Numa altura em que o tempo não abunda, há que ser criativo e encontrar forma de obter mais pelo mesmo período. É por isso que adoro ler enquanto pedalo ( indoor claro  ), oiço audiobooks enquanto caminho (ou enquanto faço tarefas domésticas) e escrevo quando ando de transportes públicos. Para quem conduz muitas horas por dia, é também uma excelente oportunidade para ouvir livros e obter mais do seu dia-a-dia. Normalmente, estas atividades automáticas apresentam também uma excelente oportunidade para pensar. Por vezes adoro fazer desporto sozinho, dá-me o tempo que necessito para pensar, resolver problemas e tomar decisões. Sei que muitas pessoas abominam passar tempo sozinhas, mas pessoalmente eu adoro, possivelmente é a minha veia introvertida a vir ao de cima!!

 

Resumindo, há que utilizar mais este tipo de multitasking, este sim, nunca me vais ouvir dizer que não compensa. Obtém mais do teu dia e torna-te um bocadinho melhor do que eras ontem, dessa forma vais certamente tornar-te uma pessoa e um profissional melhor ao longo da tua vida.

 

Um excelente e feliz natal para tod@s 

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários

Life & Productivity Hack 12: Lê

Life & Productivity Hack 13: Quanto sob stress, foca-te apenas na próxima tarefa

Life & Productivity Hack 14: Vive um estilo de vida simples

Life & Productivity Hack 15: Poupa uma boa percentagem do teu ordenado