Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

06
Jan21

Life & Productivity Hack 17: Uma boa nutrição também ajuda o teu cérebro

Luís Rito

Olá, e antes de mais, espero que tenhas entrado em 2021 com o pé direito! Acho que todos nós, de uma forma ou de outra, queremos apagar o ano de 2020 das nossas memórias, portanto, aprende com o passado e foca-te sobretudo no presente e no futuro.

Hoje vou-me focar num ponto tantas vezes esquecido. É comum ler artigos sobre mil e uma técnicas para memorizar algo, ter mais energia ou aumentar a nossa produtividade. Se é totalmente verdade que bons processos e rotinas podem fazer-te aumentar tudo o que te falei atrás, existem outras técnicas que são normalmente colocadas em segundo plano. Falo-vos por exemplo da importância que uma boa alimentação tem para o correto funcionamento do nosso cérebro. Para terem ideia, o cérebro representa talvez 2% do peso do nosso corpo, mas consume cerca de 20% da energia total. Sendo nós seres humanos dotados de um órgão tão voraz a nível de energia, não faz sentido alimentá-lo com o melhor que lhe podemos oferecer? Abaixo listo 5 hábitos que vão fazer o teu cérebro funcionar melhor, e consequentemente, transformar-te numa pessoa mais enérgica e produtiva. Tens uma quantidade bem maior de alimentos saudáveis, mas para manter este post curto fico-me por 5.

 

Beber água

 

Bom, a grande maioria do nosso corpo é composta por água, portanto não é de admirar que o nosso cérebro também esteja incluído nessa lista. O cérebro necessita de estar bem hidratado para conduzir informação entre neurónios, portanto não deves facilitar neste ponto. Para teres ideia, se por algum motivo existe uma quebra de água de 5% em todo o corpo, o cérebro pode perder até 30% do seu desempenho. E a realidade é que durante o dia todos nós perdemos muita água, portanto há que repô-la. Por exemplo, após acordar deverias beber 1 copo de água para restaurar o que perdeste durante a noite.

 

Consumir peixes gordos

 

Os peixes gordos são uma fonte riquíssima de omega-3, que por sua vez ajudam no funcionamento do cérebro. O omega-3 tem também características anti-inflamatórias. Alguns dos alimentos onde podes ir buscar omega-3 são o salmão, sardinha, cavala e também o atum.

 

Consumir nozes, sementes de girassol, amêndoas

 

Para além do omega-3, as nozes, amêndoas e sementes de girassol são ainda fontes de vitamina E e antioxidantes. Ao envelhecermos, o nosso cérebro é alvo de algumas formas de oxidação, e alimentos como os frutos secos que te falei acima, pelas características antioxidantes e pela quantidade de vitamina E, ajudam no combate a essa mesma oxidação.

 

Consumir brócolos

 

Os brócolos são um super-alimento. Ricos em cálcio, vitamina C e antioxidantes, são ótimos para uma excelente manutenção do nosso cérebro. São também alimentos muito pouco calóricos, o que faz com que se possam consumir sem qualquer problema. Outro benefício, é a quantidade de fibras existente neste alimento. Estudos apontam para uma redução de doenças degenerativas no cérebro em pessoas que consomem regularmente brócolos.

 

Consumir frutos vermelhos

 

Alimentos como as amoras, morangos ou mirtilos, são excelentes a atuar como antioxidantes. Algumas das vantagens apontadas para as ações antioxidantes que advém dos frutos vermelhos são, melhoria na comunicação entre as células cerebrais, redução de inflamação em todo o corpo, redução de doenças degenerativas e também um aumento da plasticidade do nosso cérebro (ajuda-o a criar novas ligações).

 

Como podes ver, melhorar a capacidade do nosso cérebro passa também por uma alimentação saudável, com pouca ou nenhuma comida processada. Tenta durante uns dias introduzir alguns destes alimentos na tua rotina e excluir comida de plástico, garanto que te vais sentir melhor.

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários

Life & Productivity Hack 12: Lê

Life & Productivity Hack 13: Quanto sob stress, foca-te apenas na próxima tarefa

Life & Productivity Hack 14: Vive um estilo de vida simples

Life & Productivity Hack 15: Poupa uma boa percentagem do teu ordenado

Life & Productivity Hack 16: Afinal, quando compensa fazer multitasking?