Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

09
Jan21

Life & Productivity Hack 18: O foco e a atenção são limitados, aproveita-os

Luís Rito

Nunca te sentiste esgotado depois de um dia difícil de trabalho? Comigo costuma acontecer-me depois de um dia cheio de reuniões ou depois de um dia em que tenho que tomar muitas decisões. Inicialmente, não percebia bem o porquê, mas conforme me fui conhecendo cada vez melhor, percebi que a atenção e o foco são um recurso muito escasso no nosso dia-a-dia. É típico pensarmos num dia de trabalho em horas, fala-se das 40h semanais ou 8h/dia. Em Portugal é ainda mais normal chamar-se produtivo a alguém que trabalha 10h, 12h ou ainda mais horas diariamente. Não podia estar mais em desacordo com esta forma de pensar. Todos nós acordamos com uma reserva de energia, atenção e foco diárias. Conforme o dia vai avançando, essa reserva vai baixando, seja em reuniões, seja na resolução de problemas, seja na tomada de decisões importantes. É por isso que a grande maioria de nós é ultra-produtiva de manhã, a hora em que supostamente o nosso cérebro está mais "fresco", e ao final do dia a nossa capacidade de fazer bom trabalho cai drasticamente.

 

Existem claro exceções, algumas pessoas trabalham de forma excecional pela noite dentro, mas tudo se resume ao ciclo da própria pessoa. Dito isto, é normal que procuremos em alguns momentos do dia carregar um pouco a nossa bateria, mas concluí que comigo é muito difícil. Acredito que depois de esgotar a energia diária que temos, o melhor é mesmo parar e ir fazer outra coisa qualquer, afinal, não somos máquinas mas sim pessoas. É por isso que acredito que o formato de 8h/dia e 5 dias de trabalho não é o ideal nem está adaptado aos trabalhos mais "cerebrais". Empregos onde impere a criatividade ou a forte tomada de decisão deveriam ser menos intensivos a nível de tempo, já que a possibilidade de vir a fazer um mau trabalho por motivo de cansaço é enorme. Acredito que nunca como na realidade em que vivemos agora tantas pessoas peçam baixa por problemas do foro psicológico. Depressões, ansiedade, stress crónico são só algumas das doenças que nos assolam. Na minha opinião isto não aconteceria com cargas horárias mais leves, e também não aconteceria se as pessoas se compreendessem a elas próprias e conhecessem bem os seus limites.

 

A tua energia diária é limitada, utiliza-a como se de ouro se tratasse. Se sabes que é de manhã que trabalhas melhor e com mais criatividade, e é nessa altura que os problemas parecem todos mais fáceis, então não desperdices essas horas a fazer trabalho fácil ou trabalho de rotina. Deves escolher as tarefas difíceis, aquelas que criam valor e que te permitem atingir os teus objetivos. Só depois deves tratar do resto. É por isso que a definição de prioridades é tão importante, deves saber exatamente onde focar os teus esforços. Quando te sentires com a energia mais em baixo, aproveita para fazer tarefas rotineiras ou mesmo para dar o dia por encerrado. Se já te sentes em baixo, não tentes forçar-te a trabalhar só porque tens muita coisa para fazer. Lembra-te, 80% dos teus resultados estão em 20% das tarefas, é nessas que deves apontar. O dia não precisa de ter 8h, 10h ou 12h todos os dias. Existirão situações em que terás de trabalhar essas horas, mas não faças disso uma rotina. Apenas vais conseguir esgotar-te e produzir trabalho mediano ou mesmo fraco. Aproveita muito bem a tua energia, aprende a conhecer-te melhor e combate as longas horas de trabalho diárias, o descanso é um trunfo, aproveita-o bem.

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários

Life & Productivity Hack 12: Lê

Life & Productivity Hack 13: Quanto sob stress, foca-te apenas na próxima tarefa

Life & Productivity Hack 14: Vive um estilo de vida simples

Life & Productivity Hack 15: Poupa uma boa percentagem do teu ordenado

Life & Productivity Hack 16: Afinal, quando compensa fazer multitasking?

Life & Productivity Hack 17: Uma boa nutrição também ajuda o cérebro