Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

17
Jan21

Life & Productivity Hack 19: Como criar um local de trabalho mais produtivo?

Luís Rito

O meio ambiente é muito importante! Acredito que todos nós somos indiretamente influenciados pelo que nos rodeia, um local de trabalho 5 estrelas vai concerteza tornar-te numa pessoa mais motivada e mais produtiva. Mas para não pensares que digo estas coisas da boca para fora sem uma justificação :), dou-te alguns exemplos do porquê desta minha convição. Quem não conhece Silicon Valley? Esta zona na Califórnia, é desde à muito tempo escolhida por grandes empreendedores para se posicionarem em conjunto com outras grandes mentes do mundo da tecnologia. Se todas estas pessoas não achassem que este local tem uma aura especial para quem quer vingar no mundo da tecnologia, jamais se tinham deslocado para lá. O local é importante. Já a Google, gosta que os seus escritórios não sejam monótonos e cinzentos, gosta de cor e de objetos divertidos, porque sabe que estimula a criatividade das suas pessoas e as torna um pouco mais satisfeitas e consequentemente mais produtivas. Outro exemplo do mundo da tecnologia vem da Apple. Eles sabem que a decoração e simplicidade das suas lojas faz os seus clientes sentirem-se num local de luxo, o que os faz associar produtos Apple a algo premium. Indiretamente o meio ambiente dá-nos sensações, ideias e pensamentos.

Numa altura em que grande parte do mundo se encontra confinada e em teletrabalho, é muito importante dedicares especial atenção ao teu espaço e local de trabalho. Se por um lado, na tua empresa consegues atuar até um certo ponto, em casa a liberdade é quase total. Não estando em teletrabalho consegues atuar na tua secretária, ou mesmo na sala onde trabalhas (de forma mais limitada). Em casa, podes ser mais criativo e optar por incorporar objetos que te motivem ou que te deixem mais motivado. Abaixo deixo-te uma lista de ações que podes começar a implementar já hoje!

 

1. Pensa primeiro na tua saúde

Quer queiras quer não, a tua saúde é o mais importante. O teu principal foco deve ser estares confortável, afinal, a grande maioria de nós passa muitas horas sentado em frente a um computador. Temas como a postura, luminosidade ou temperatura não devem ser descurados. É por isso que deves investir numa excelente cadeira e concentrares-te muito na postura. Manter as costas direitas, os pés apoiados no chão ou numa caixa e tentar ao máximo ter o monitor ao nível dos olhos (evitando ter o pescoço curvado) vão fazer muita diferença no longo prazo. Ter um bom rato e teclado com apoios e com o máximo de ergonomia também deve ser um must. Recomendo também se possível que tenhas o máximo de iluminação natural, e quando de noite, que tenhas alguma luz que não te faça ter que esforçar a vista para ver o teclado ou ler algo. Finalmente, pessoalmente gosto de uma temperatura a rondar os 21º, nem muito quente, nem muito fria. Quando com frio, acabamos por nos desconcentrar porque estamos desconfortáveis, e quando com muito calor, tendemos a ficar mais sonolentos. No meio é que está a virtude.

 

Local trabalho

Photo by Tyler Franta on Unsplash

 

2. Abraça o minimalismo

Sou um fã do minimalismo, principalmente no que toca a decoração e ao que escolho colocar na minha secretária de trabalho. Idealmente, opto por colocar o mínimo possível, já que me ajuda a concentrar apenas no que é essencial. Uma secretária limpa e arrumada, onde tenhas tudo o que necessitas à mão é sempre uma mais-valia. Percebo perfeitamente se preferires um local de trabalho mais desarrumado, afinal, muitas pessoas lidam bem com isso. Já presenciei secretárias e locais de trabalho atulhados com coisas, desde chávenas de café já usadas, post-its colados por todo o lado, folhas colocadas de uma forma aparentemente aleatória e as pessoas serem excecionais no seu trabalho. É uma questão de escolha, se fores como eu, tenta manter as coisas limpas, simples e práticas. Acredito também que um espaço arrumado transmite uma imagem de maior profissionalismo (apesar de como referi acima, não querer dizer nada).

 

3. Se possível, separa o ambiente profissional do ambiente familiar

Este ponto é muito importante para quem trabalha a partir de casa. Deves fazer uma separação entre a área de trabalho e a área familiar. Assim, quando entras na tua divisão de trabalho, o teu mindset está programado para ser produtivo e nada mais. Deves tratar essa divisão como se do teu escritório se tratasse, já que para muitas pessoas o trabalhar a partir de casa provoca dificuldades de concentração e de foco. Deves também partilhar com o resto da família que se estás na tua divisão de trabalho, o ideal é não seres incomodado, ajudando a evitar as interrupções que podem existir diariamente, principalmente quando tens crianças em casa. Isto também te permite fazer uma coisa muito importante, desligar. O estares em teletrabalho não significa que tens que estar disponível 24h. Assim que deixes a tua divisão de trabalho, muda o teu mindset para o modo familiar, e não trabalhes em alturas em que estás de fim-de-semana ou de férias. O descanso é muito importante!

 

4. Decora o sítio com algo que te inspire

Apesar de tudo o que já falei atrás acerca do minimalismo, este tópico acaba por ter um âmbito mais inspiracional. Deves rodear-te de coisas que te dêem energia. Para uns pode ser uma folha de papel colada na parede com frases que inspirem, para outros pode ser um objeto que os faça ser mais criativos, enquanto que para outros pode ser uma planta ou uma árvore bonsai. Depende muito de cada pessoa. Eu pessoalmente gosto de dar uma vista de olhos nos meus objetivos, isso faz-me ficar focado e faz-me lembrar todos os dias daquilo que ambiciono para o meu futuro. 

 

5. Cria um ambiente que te agrade

Finalmente, quero falar-te de ambiente. Aqui refiro-me a cheiros e sons. Acho que ninguém gosta de estar fechado num sítio que faz lembrar umas catacumbas ou que tenha um cheiro esquisito. A verdade, é que estando fechado largas horas numa divisão todos os dias, pode fazer com que o ambiente fique um pouco pesado. Quando com boas temperaturas deves tentar arejar a área de trabalho ou recorrer a velas ou incensos. São coisas que transformam de imediato o ambiente. Outro ponto fundamental são os sons. Muitas pessoas não gostam do silêncio, e estando em teletrabalho tendem a sentir-se muito isoladas. Felizmente, hoje em dia podes encontrar de tudo no YouTube, desde ruído ambiente de uma café ou de um restaurante, sons da natureza como chuva, vento, fogo, ou apenas ouvires a tua rádio preferida. A música tem uma influência muito grande na nossa produtividade! Em momentos de maior foco, podes por exemplo optar por música clássica, piano ou sons da natureza, enquanto em momentos onde tens de ser mais ágil e rápido, podes optar por algo mais "mexido". Tudo depende do gosto pessoal de cada um.

 

Espero que estas pequenas dicas te possam ajudar a melhorar um pouco o teu dia-a-dia. Um bom local de trabalho, com coisas que te permitam ser mais produtivo e mais criativo vão com toda a certeza ajudar-te. Experimenta!

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

Vê todos os Life & Productivity Hacks de 1 a 10

Life & Productivity Hack 11: Define objetivos mensais, semanais e diários

Life & Productivity Hack 12: Lê

Life & Productivity Hack 13: Quanto sob stress, foca-te apenas na próxima tarefa

Life & Productivity Hack 14: Vive um estilo de vida simples

Life & Productivity Hack 15: Poupa uma boa percentagem do teu ordenado

Life & Productivity Hack 16: Afinal, quando compensa fazer multitasking?

Life & Productivity Hack 17: Uma boa nutrição também ajuda o cérebro

Life & Productivity Hack 18: O foco e a atenção são limitados, aproveita-os