Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

09
Nov20

Life & Productivity Hack 3: 30m de exercício físico fazem maravilhas

Luís Rito

Já não deveria ser novidade para ninguém quais as vantagens em incorporar exercício físico nas nossas rotinas diárias. O exercício físico faz-nos sentir com mais energia,  faz libertar endorfina (também conhecida como hormona da felicidade), ajuda a reduzir o stress, ajuda-nos a dormir melhor, e acima de tudo melhora a nossa qualidade de vida. A endorfina trás ainda outros benefícios, como por exemplo o aumento da memória, bom humor e melhoria da concentração.

Com tantas vantagens, surpreende-me porque não investimos todos na prática regular de exercício físico. Normalmente encontramos desculpas como "não tenho tempo" ou "tive um dia difícil" ou "está a chover", mas na realidade são truques do nosso cérebro para evitar fazer algo que não nos apetece. A realidade é que fazer alguma atividade física não tem que ser um bicho de sete cabeças. Como em tudo o resto, trata-se de criar uma rotina e ter a capacidade de a manter. Ao início vai ser difícil, vais ter dias em que não te vai apetecer, mas a parte importante é nunca facilitar, e mesmo que não apeteça, ir na mesma. Acredita em mim, quando acabares vais-te sentir muito bem contigo por te teres obrigado a combater a preguiça. Para os que dizem que não têm tempo, incorporem a prática de exercício físico pela manhã, já que apenas depende de vocês e não de fatores externos (mais sobre isto no life & productivity hack 1).

Quanto à duração, começa por fazer algo que te seja quase impossível dizer que não. Por exemplo, começa por fazer apenas 5m de exercício por dia, e vai incrementando em intervalos de 5m. Tenta pelo menos chegar aos 30m, não é assim tanto, estamos a falar de 2% do teu dia. Faz algo que gostes, eu por exemplo faço musculação/cycling em casa e adoro fazer caminhadas ao ar livre. Também comecei por fazer treinos de 20m, agora consigo fazer um treino de musculação seguido de uma sessão de cardio na bicicleta por mais 30m. Nunca me senti tão bem fisicamente como nos últimos meses, o exercício compensa! Começa já hoje :).

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

1. Levantar cedo e cedo erguer

2. Dá descanso ao teu telemóvel