Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

10
Nov20

Life & Productivity Hack 4: Uma boa rotina matinal pode mudar a tua vida

Luís Rito

Já falámos dos benefícios de acordar cedo (vê aqui), hoje falamos dos benefícios de aproveitar esse tempo para formar uma boa rotina matinal. Isto porque, de nada adianta teres mais tempo disponível, se não o utilizares para te melhorares um pouco todos os dias. Quem me conhece, sabe que sou totalmente a favor do conceito de ganhos marginais, o que na prática significa todos os dias tentar melhorar, nem que seja 1%. Pequenas melhorias aplicadas de uma forma consistente ao longo do tempo vão produzir ganhos enormes. Funciona da mesma forma que os juros compostos, a dada altura, assumem uma curva mais exponencial e menos linear. Quanto mais aprendemos, mais desenvolvemos o nosso cérebro, e mais ganhamos capacidade de relacionar temas que para a maioria das pessoas não estão conectados.

Manter uma boa rotina matinal pode fazer toda a diferença no teu dia. Bem sei que nos últimos tempos está na moda dizer que todas as pessoas de sucesso têm que fazer x ou y na sua rotina matinal, mas pessoalmente não acredito nisso. Na minha opinião, deves fazer aquilo que funciona contigo e apenas contigo, afinal todos nós somos diferentes, e não existe uma fórmula mágica. Não ambiciono dizer que a minha rotina é melhor que as outras, porque na prática estaria a mentir. O que posso sim partilhar é qual a minha rotina, e porque a sigo. Cabe-te depois a ti escolher o que funciona melhor para a tua realidade.

Sem mais demoras, a minha rotina matinal atual (sim, ela vai alterando ao longo do tempo) é a seguinte:

 

6h - 6h30: Acordar & Tomar o pequeno-almoço. Enquanto isso dou uma vista de olhos pelas notícias. Porque o faço? Gosto de tomar o pequeno-almoço ao acordar, porque tenho sempre muita fome. Também bebo um copo de água para me hidratar e um café para acordar! Gosto de demorar cerca de 30m no pequeno-almoço para dar tempo ao meu corpo de acordar antes do meu primeiro treino. Normalmente dou uma vista de olhos pelas notícias que me aparecem no Google News.

 

6h35 - 7h10: Treino de força em casa. Porque o faço? Bom, faço-o porque adoro musculação e já não consigo viver sem os meus treinos ;).

 

7h15 - 7h45: 30m de cycling em casa. Durante o treino, leio um livro no telemóvel. Porque o faço? Fazer cardio todos os dias ajuda-me a manter o coração saudável e a queimar aquelas calorias extra. O facto de poder ler um livro enquanto pedalo é para mim uma grande mais valia. É através destes 30m de leitura que me vou melhorando um pouco todos os dias. Faço-o sem exceção, o que no final do ano corresponde a aproximadamente 182h de leitura ou 22 dias de 8h.

 

7h50 - 8h20: Escrever Porque o faço? Escrever ajuda-me a articular melhor as minhas ideias, ajuda-me a manter uma linguagem cuidada e ajuda-me a manter este blog atualizado claro :)!

 

8h30: Começar o dia de trabalho com uma chávena de chá verde. Porque o faço? O chá verde é ótimo para te manter alerta e desperto, já para não falar que está cheio de antioxidantes, previne vários tipos de cancro, problemas cardíacos, regula os níveis de açúcar e ajuda-te a manter hidratado.

 

Nesta fase da minha vida e devido à pandemia, encontro-me em teletrabalho, motivo pelo qual consigo comprimir tantas coisas ainda antes de começar a trabalhar. Quando necessitar de voltar ao escritório, a minha rotina terá mais uma vez de ser ajustada, mas o que interessa é manter o máximo de atividades possível. E tu? Tens atualmente alguma rotina, e se sim qual? Partilha nos comentários :).

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

1. Levantar cedo e cedo erguer

2. Dá descanso ao teu telemóvel

3. 30m de exercício físico fazem maravilhas