Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

13
Nov20

Life & Productivity Hack 5: Cria novos hábitos

Luís Rito

Nunca me vou cansar de reforçar a importância que tem a criação de hábitos saudáveis e exclusão de hábitos tóxicos. Enquanto humanos, somos altamente orientados para a criação de hábitos, sejam eles bons ou maus. Em grande parte, isto acontece porque o nosso cérebro tenta realizar algo que já conhece e com o qual já está familiarizado, permitindo-lhe poupar energia e ser mais eficiente. Não é muito diferente de um processador de computador que tem um core de alta performance e outro de baixa performance. Sempre que necessário correr atividades mais complexas, como um jogo, utiliza o core com mais performance (consumindo mais energia), e para atividades mais leves como ler o email utiliza o core com performance mais baixa (consumindo menos energia). Um hábito depois de adquirido tende a entrar na categoria de "baixa energia". Pensa por exemplo quando aprendeste a conduzir um automóvel. Enquanto tudo era novo, o teu cérebro precisou de trabalhar a 100% para absorver e aprender todas as atividades necessárias à prática da condução. Depois de adquirida a rotina, tudo fica mais fácil e deixa de ser um esforço.

 

É por isso que é tão importante ganhar hábitos saudáveis, porque embora te possam custar muito a adquirir, assim que ultrapassas essa fase de esforço, tudo se torna mais fácil, o que te permite avançar para a criação de outro novo hábito. Nunca se deve tentar adquirir ou eliminar vários hábitos em simultâneo, já que a tua força de vontade diária é limitada, e quanto mais esforço tiveres de realizar mais rápido esta se vai esgotar, tornando todo o processo menos fiável. Por exemplo, se tentas ao mesmo tempo fazer exercício físico diário + reduzir calorias para perder peso + ler diariamente por 30m + deixar de fumar, o mais provável é que falhes em tudo. Foca-te em 1 ou 2 hábitos de cada vez, é a via mais demorada, mas também a mais sustentável. Quando te sentires confortável com os novos hábitos (dizem que leva 21 dias, mas pessoalmente acho que é variável), tenta introduzir mais um ou retirar outro que não te agrade.

Como saber então quando um hábito já foi adquirido? Quando o realizares com menos esforço e quando já não precisares de aplicar quantidades enormes de força de vontade na sua execução, então podes dá-lo por adquirido. Trabalha de forma gradual e sempre com consistência. Dou-te alguns exemplos de criação e eliminação de hábitos que apliquei a mim mesmo nos últimos anos, pode ser que te ajudem a escolher os teus :).

 

Novos hábitos adquiridos

 

Praticar exercício físico 7 vezes por semana

Ler um livro todos os dias por pelo menos 30m

Acordar cedo todas as manhãs

Escrever neste blog

Beber pelo menos 3 litros de água por dia

 

Hábitos removidos

 

Despender demasiado tempo a ver filmes

Despender demasiado tempo a ver séries

Não manter uma rotina de sono regular

Jogar jogos no PC ou telemóvel

Navegar demasiado tempo nas redes sociais

 

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

1. Levantar cedo e cedo erguer

2. Dá descanso ao teu telemóvel

3. 30m de exercício físico fazem maravilhas

4. Uma boa rotina matinal pode mudar a tua vida

 

 

6 comentários

Comentar post