Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

16
Nov20

Life & Productivity Hack 6: Foca-te numa coisa de cada vez

Luís Rito

Bom, se achas que és excelente a fazer várias coisas ao mesmo tempo, lamento, mas enquanto seres humanos está mais que provado que não conseguimos realizar várias tarefas intelectualmente desafiantes ao mesmo tempo. Uma das experiências que nunca mais me esqueci, foi uma onde se juntaram várias pessoas que diziam ser exímias na arte do multitasking. Colocaram cada uma delas num automóvel, e o desafio era percorrer uma pista onde surgiam obstáculos, como, sinais de trânsito, semáforos, bonecos no meio da estrada, simulação de chuva, etc. Para além de terem de conduzir, cada uma das pessoas recebia uma chamada de telemóvel, onde eram feitas questões matemáticas básicas, como 7+14 ou 8x9. Adivinha o que aconteceu, todos falharam miseravelmente. Ou se concentravam na condução e não conseguiam responder às questões de uma forma rápida, ou respondiam às questões e perdiam completamente a noção da estrada e passavam sinais vermelhos ou atropelavam mesmo os bonecos que simulavam peões. 

 

Apenas temos um cérebro, o que significa que o que achamos ser multitasking, é na realidade saltar de uma tarefa para outra de forma rápida. Esquecemo-nos que sempre que damos esse salto, perdemos produtividade, e quanto mais complexas forem as tarefas, maior o desperdício de tempo. Acho que todos nós já sentimos aquela sensação de estar totalmente focados numa tarefa, onde a nossa capacidade de entrega flui na perfeição, e de repente, somos interrompidos por um colega, ou por uma chamada telefónica, ou por uma mensagem de texto instantânea. Quando isso acontece, demoramos novamente uma eternidade a estar totalmente focados, o que representa uma perca de produtividade massiva. Ora, quando saltamos de uma tarefa para outra, estamos na realidade a fazer isso a nós mesmos, a deixar de nos concentrar totalmente nas tarefas mais importantes. É por isso que te deves concentrar numa tarefa de cada vez, evita ter várias frentes abertas, tenta pegar num tema apenas quando concluíres outro. Algumas técnicas que podes utilizar são, silenciar os alertas de novos emails, novas mensagens, ou mesmo colocares o telemóvel no silêncio. Caso alguém te ligue, pode esperar 1h ou 2h até que acabes de realizar as tuas tarefas mais importantes. Isto porque o teu objetivo deve mesmo ser executar as tuas tarefas mais importantes, e não ser guiado pelas tarefas importantes dos outros. Quantas vezes acabamos por passar o dia a resolver temas de outras pessoas e não conseguimos avançar nos nossos próprios objetivos? Não estou com isto a dizer que não ajudes os outros, mas que reserves tempo do teu dia somente para as tuas tarefas críticas.

 

Começa com pelo menos 1h ou 2h do teu dia somente para ti e para as tuas tarefas de valor acrescentado. Se conseguires mais melhor, senão 2h já é um excelente começo. Vai construindo a partir daí, deves realizar os 20% de tarefas que produzem 80% dos resultados e não o contrário. Foca-te nos teus objetivos, e executa-os, um de cada vez!

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

1. Levantar cedo e cedo erguer

2. Dá descanso ao teu telemóvel

3. 30m de exercício físico fazem maravilhas

4. Uma boa rotina matinal pode mudar a tua vida

5. Cria novos hábitos