Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

18
Nov20

Life & Productivity Hack 7: Aprende a dizer "Não"

Luís Rito

Se és como eu, então dizer "não" pode ser uma tarefa muito árdua. A questão é que ter a capacidade de dizer "não", vai-te permitir aumentar grandemente a tua produtividade. Quantas vezes deixamos de realizar o que para nós são as tarefas mais importantes & prioritárias para fazer tarefas urgentes de outras pessoas? Ajudar os outros é bom, mas deves sempre manter um olho no teu próprio bem-estar. Por exemplo, passares o teu dia a ajudar os outros com as suas tarefas importantes deixa-te sem tempo para desenvolveres as tuas. Muitas vezes isso resulta em trabalho extra fora de horas, o que por si só vai prejudicar a tua vida pessoal. Deve existir um balanço entre vida pessoal e vida profissional. Apesar de ambas estarem cada vez mais mescladas, deves definir limites para cada uma delas. Trabalhares todos os dias 12h não te vai permitir desenvolver projetos pessoais nem passar tempo de qualidade com a tua família ou tratares da tua saúde. Todos nós precisamos de um tempo extra para carregar baterias. Eu pessoalmente sou uma pessoa da manhã, por isso gosto de acordar cedo para realizar as tarefas mais complexas. Quanto mais me aproximo do fim do dia menor é a minha capacidade para tomar decisões ou realizar tarefas difíceis, e é por isso que reservo algum tempo pela manhã para as minhas tarefas mais prioritárias. Começares o teu dia com tarefas de outras pessoas só vai fazer com que as tuas prioridades fiquem todas trocadas.

 

Dizer "não" é muito importante. Devemos sempre questionar se somos mesmo necessários em algumas reuniões, ou se necessitamos de ser nós a realizar certo tipo de trabalhos. Sempre que possível devemos delegar. As reuniões tendem a ser um verdadeiro sorvedouro de tempo, devemos sempre questionar se vamos ou não acrescentar valor, e em caso negativo, recusar de forma educada. Se olharmos para algumas das pessoas mais influentes do mundo, achas realmente que aceitam todos os convites para ir a palestras, webinars, etc? Claro que não, ficariam sem tempo para fazer aquilo que fazem melhor. Como dizia o Steve Jobs, "Focusing is about saying No". O tempo é das poucas coisas no mundo que não podes comprar de volta, portanto aproveita-o da melhor forma possível!

Dizer "não" nunca é fácil, pessoalmente sempre tive muita dificuldade em fazê-lo, porque tenho especial gosto em ajudar. Contudo sempre que vejo que a minha vida está a ficar pouco balanceada tendo a ser bastante pragmático naquilo que aceito fazer. Se o fizeres bem, as pessoas não deverão ficar chateadas, apenas deves explicar o porquê de teres de recusar. 

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

1. Levantar cedo e cedo erguer

2. Dá descanso ao teu telemóvel

3. 30m de exercício físico fazem maravilhas

4. Uma boa rotina matinal pode mudar a tua vida

5. Cria novos hábitos

6. Foca-te numa coisa de cada vez