Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

24
Nov20

Life & Productivity Hack 9: A importância de uma boa noite de sono

Luís Rito

Não sei o que se passa. Cada vez mais nos orgulhamos de trabalhar muito, até tarde e dormir pouco. Numa época em que existe uma forte proliferação da Inteligência Artificial, porque continuamos a insistir em emular os comportamentos das máquinas? Trabalhar muito, de forma incansável, dormir pouco ou nem dormir, não é isso que as máquinas fazem bem melhor que nós humanos? Nunca vamos conseguir competir nesse campo, e é por isso que precisamos de investir noutras competências como por exemplo a criatividade ou a resolução e simplificação de problemas complexos. E adivinha, precisamos de ter toda a nossa energia mental para o fazer, o que por arrasto significa que temos de cuidar do nosso cérebro. Uma excelente alimentação e uma boa noite de sono fazem maravilhas na nossa capacidade criativa. Dormir é imprescindível e fundamental, inclusive para limpar toxinas do nosso cérebro (sim, o sono limpa o cérebro).

 

Pois é, segundo a revista visão, alguns dos benefícios de dormir bem passam por, manter o coração saudável, prevenir o aumento de peso, prevenir acidentes rodoviários, fortalecer o sistema imunitário, aumentar a concentração e funções cognitivas, etc. De um ponto de vista lógico, as vantagens são tantas, que me custa imaginar porque é que alguém as troca por 1, 2 ou mesmo 3 horas do seu tempo. Senão vê, num adulto, fala-se que a média de horas de sono recomendada anda entre as 7h e as 9h por noite. No meu caso, dou-me muito bem com 7h30 por noite, o que significa que, caso tentasse ganhar mais 1h30 no meu dia, passaria a dormir 6h/noite. Será que compensa trocar essa 1h30 por todos os benefícios que enumerei acima? Já para não falar que durante o dia é muito provável que me sinta mais cansado, vou beber mais bebidas estimulantes, como por exemplo café, e após alguns dias neste ritmo vão decididamente tornar-me mais irritadiço com tudo e com todos. Não é uma troca lógica. É por isso que, primeiro que tudo, deves entender de quantas horas necessitas para te sentires bem, e depois disso, cumprir essas horas de sono todos os dias (ou na grande maioria dos dias...já sabemos que imprevistos acontecem).

 

Ter uma boa rotina de sono também te ajuda. Se fores dormir todos os dias à mesma hora, o teu corpo vai ter mais facilidade em adormecer do que se alternares horários entre os dias. Quando existe uma rotina bem definida, vais acabar por acordar quase sempre antes do alarme, bem desperto e descansado. E melhor que isso, com energia mental e com foco para fazer as tuas atividades. Não comprometas o teu sono por 1h ou 2h, deves manter um rigor elevado na tua rotina de sono, os benefícios são enormes.

 

Vê os Life & Productivity Hacks anteriores:

1. Levantar cedo e cedo erguer

2. Dá descanso ao teu telemóvel

3. 30m de exercício físico fazem maravilhas

4. Uma boa rotina matinal pode mudar a tua vida

5. Cria novos hábitos

6. Foca-te numa coisa de cada vez

7. Aprende a dizer "Não"

8. Limita o acesso ao teu email