Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

24
Mai20

O poder da rotina

Luís Rito

Rotina, uma das palavras mais temidas por grande parte das pessoas. Normalmente a palavra rotina tem uma conotação muito negativa, e é comum ser associada a alguém com pouca ambição ou alguém aborrecido e pouco espontâneo. Pessoas que gostam de fazer o mesmo todos os dias não podem esperar ser profissionais de excelência certo? Pessoalmente sou daqueles seres esquisitos que acha que a rotina pode ser algo muito benéfico para quem ambiciona ser melhor todos os dias. Ora, considero que a rotina apenas é prejudicial quando as atividades que fazem parte dessa rotina são vazias, ou seja, não te ajudam na perseguição dos teus objetivos. Normalmente, um objetivo grande não é algo que se consiga fazer num dia ou numa semana. Dou-te um exemplo, se sempre sonhaste em ser escritor e escrever o teu próprio livro, não podes esperar fazê-lo de um dia para o outro. Este tipo de objetivos tem que ser partido em pequenos pedaços que consigas ir concluindo, isto claro, sem nunca perder de vista o objetivo principal. Mas então, afinal, o que tem tudo isto a ver com rotina? Muitos argumentarão que apenas precisam de motivação para escrever um livro, mas sempre que alguém me diz isto, a minha primeira reação é avisar que é necessário muito cuidado com a motivação. Apesar de sentirmo-nos capazes de conquistar o mundo quando estamos motivados, existe um revés nesta estratégia, a motivação é sempre temporária. É impossível estar-se motivado dia após dia durante semanas ou meses, é perfeitamente normal a dada altura perdermos a energia e o foco, e é aqui que a maior percentagem das pessoas desiste. Não se pode estar apenas dependente de motivação para perseguir os nossos objetivos. É por isso que rotinas e sistemas são uma aposta muito mais segura.

 

Hábitos 1

 

Voltando ao exemplo de alguém que ambiciona escrever um livro, diria que durante alguns dias a motivação vai direcionar essa pessoa para esse objetivo. É provável que se levante um pouco mais cedo ou se deite um pouco mais tarde todos os dias para assim perseguir esse sonho. É nesta fase que se deve criar o nosso sistema ou a nossa rotina. Explico, muitos estudos afirmam que para termos um sono regular e de qualidade, devemos tentar que a hora de dormir seja sempre a mesma todos os dias, dessa forma o teu corpo já sabe que por volta daquela hora tem que ir descansar. O mesmo acontece com os teus hábitos e com a tua rotina, é muito mais fácil se deixares as atividades difíceis sempre para a mesma hora, para que a dada altura a execução dessas atividades seja algo automático, ou seja, nem vais tentar arranjar desculpas para não o fazer. Dou-te exemplos retirados de alguém que conheço muito bem, eu próprio :). A minha rotina matinal é sempre a mesma, acordo, tomo um pequeno-almoço, leio as notícias do dia no telemóvel, faço cerca de 30m de treino com pesos e mais 20m de bicicleta estática. É sempre igual, tirando 2 dias por semana em que descanso e apenas faço bicicleta estática. Este tipo de rotina faz com que o meu cérebro já nem tente combater o que aí vem. É automático. De igual forma, todos os dias antes de ir dormir leio cerca de 20/30m, ajuda-me a relaxar e a adormecer melhor. Como podem ver, rotinas, desde que úteis para o teu crescimento enquanto pessoa e enquanto profissional são uma grande mais valia. Fazendo contas rápidas, se somarmos 30m de leitura diária, e extrapolarmos para o ano inteiro, temos cerca de 10 950m de leitura anual, que se transforma em cerca de 182h. Se dividirmos estas horas por 8h/dia (como se fosse o teu trabalho), são quase 23 dias, ou seja, corresponderia ao mesmo que utilizares um mês de trabalho para ler sobre temas que te vão tornar continuamente mais sábio. Este é o poder de uma simples rotina aplicada na tua vida.

 

Hábitos 2

 

Podes claro utilizar este tipo de rotinas para tudo o que te interesse perseguir. Queres aprender uma língua nova? Queres aprender a tocar um instrumento musical? Queres manter-te em forma? Queres ser empreendedor e abrir uma empresa? Pratica & Trabalha pelo menos 30m, todos os dias! É esse o segredo, não falhar dias, transformar essas atividades em rotinas. Apenas isto te irá garantir que quando a motivação acabar, vais continuar a executá-las dia após dia. Vais habituar o teu cérebro a fazer tarefas difíceis. Vais passar de uma pessoa que consome (TV, YouTube, Netflix, Redes Sociais) a uma pessoa que constrói. No meu caso, algo que me ajudou muito foram as aplicações mobile onde ia registando as atividades que pretendia executar todos os dias. Aplicações como a Streaks, são excelentes ajudas, já que me ajudam a não esquecer de tudo o que tenho que fazer todos os dias. Não temas a rotina, pode ser algo bom, pode ser algo que te transforme numa pessoa que se melhora continuamente e evolui de forma consistente.

 

E tu? Tens algumas boas rotinas na tua vida?

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Livro Liberdade Financeira

Livro PMP Questions to Conquer the Exam