Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Profissional Moderno

Profissional Moderno

22
Jan20

O teu melhor investimento é em ti próprio

Luís Rito

Olá a tod@s!

 

Hoje quero falar-vos um pouco sobre investimentos. Contudo hoje não falamos de finanças, mas sim investimento pessoal. Pois é, o investimento com maior ROI ainda é o investimento em ti próprio. Duvidas? Vamos então mergulhar um pouco mais no tema.

 

Já pensaste como algumas pessoas conseguem sempre retirar o melhor da vida? Aparentam estar felizes no dia-a-dia, conseguem os bons empregos, são respeitados e ouvidos, etc etc? Na grande maioria das vezes isso não é coincidência. Muitas dessas pessoas embarcaram numa viagem de auto-melhoramento constante, que lhes permitiu chegar até onde se encontram. Não sei quanto a vocês, mas algo que me irrita é alguém culpar sempre meio mundo por não ter sucesso ou por não ter sorte, e nunca parar para pensar que o problema pode ser a própria pessoa. Existem legiões de pessoas pelo mundo fora que carregam sempre uma nuvem negra e trovejante por cima da cabeça, e como se não bastasse prejudicarem-se a si mesmos, ainda tentar transmitir alguma dessa energia negativa aos outros. Como se fosse mais fácil lidar com os seus problemas se outros também os tiverem.

 

Eu também já fui a pessoa que culpava o universo pelos meus problemas, mas adivinhem onde isso me levou? Acertaste, a lado nenhum. Não adianta culpares o teu chefe, a tua empresa ou o teu deus sobre os percalços que te acontecem. Apenas tu tens o poder de mudar e moldar a tua vida como bem o entenderes, e tudo começa por aceitares que és o único responsável por tomar as rédeas de tudo o que a ti diz respeito. Dou-te alguns exemplos, tenta mudar de...para:

 

De: "A minha empresa é uma ingrata, dou tudo no meu dia-a-dia e não sou reconhecido, não sou aumentado e o meu trabalho não me desafia"

Para: "Se estou nesta empresa é porque quero, a responsabilidade é minha. Posso sair e procurar novas oportunidades que me satisfaçam mais. Se não tenho conhecimentos suficientes vou investir 2h do meu dia a estudar e aprender novas competências que me abram novas portas"

 

De: "Fiquei muito desiludido com aquela pessoa, foi muito ingrata para mim"

Para: "Se fiquei desiludido foi porque coloquei expectativas em algo que não devia. Não cries expectativas demasiado elevadas nas pessoas. Se não gostaste de determinada atitude fala com essa pessoa e refere isso mesmo. Caso esta não compreenda, tens ainda a opção de te afastares e escolheres não ligar ao assunto"

 

De: "Tirei um curso e não encontro trabalho na minha área, estou à vários meses em casa, tenho tanto azar"

Para: "Se não encontro trabalho então o mercado está à procura de algo que não tenho. Há que descobrir o que é! Como o posso aprender? Vou transformar a procura de emprego no meu próprio emprego e investir várias horas por dia. Vou escrever artigos sobre a minha área, vou contactar profissionais experientes via LinkedIn, vou enviar CV´s e tentar ir ao máximo de entrevistas possível para descobrir o que o mercado exige. Se não existem propostas de emprego na minha área então estou na área errada, vou aprender algo novo, ainda que um pouco afastado da minha formação"

 

Personal Growth

 

Acho que já percebeste a ideia. É por isso que é tão importante investires constantemente em ti. Se o fizeres vais ganhar confiança nas tuas capacidades e vais chegar à conclusão que apenas te cabe a ti definir o melhor rumo para a tua vida. Como podes investir em ti mesmo? Experimenta algumas ideias que te coloco abaixo:

 

Ler muito

 

Tenta ler todos os dias. Pessoas que lêem muito têm bastantes mais ideias e são mais criativas do que pessoas que não o fazem. Um livro não é mais que um legado que o autor deixa ao mundo, e em que muitas vezes coloca dezenas de anos de experiência numas quantas páginas que estão ao teu alcance. Um livro pode ser um mentor, e pode ajudar-te a não cometer os mesmos erros que o seu autor. Em suma, pode poupar-me imenso tempo e dores de cabeça. Arranja pelo menos 30m do teu dia para ler, podes fazê-lo antes de ires dormir, na tua hora de almoço ou enquanto esperas ou viajas de transportes públicos. Se utilizas muito o automóvel, escolhe antes audiobooks.

 

Definir objetivos

 

Imagina uma viagem de avião sem um plano de vôo. Como saberia o piloto para onde se dirigir? Poderia andar horas em círculos ou poderia dirigir-se para um sítio completamento oposto ao seu objetivo. Na nossa vida acontece o mesmo. Deves definir objetivos muito claros para diversas áreas da tua vida, como por exemplo, traçar um plano de finanças pessoais, um plano de carreira, um plano de estudos se estiveres a tirar um curso, um plano de alimentação e exercício se estiveres a tentar manter-te em forma, etc. Sem um plano vais andar à deriva e não vais conseguir efetuar medições periódicas que te indiquem se estás ou não em linha com os teus objetivos. Não descures este ponto, é muito importante.

 

Cuidar da tua saúde

 

Quase não vale a pena explicar este ponto. Todos sabemos que a nossa saúde é das coisas, senão a coisa mais importante que temos. Por vezes fico pasmado com pessoas que compram a comida mais cara para o seu cão ou gato mas depois alimentam-se de porcarias. É tão irracional que não tem explicação. Não facilites, alimenta-te de forma saudável e pratica exercício de forma regular, é dos melhores investimentos que podes fazer por ti.

 

Escolhe ser feliz

 

Por fim, escolhe ser feliz. Não andes com uma nuvem negra por cima da tua cabeça, tenta ver o lado positivo das coisas. Se existe algo na tua vida que não gostas tenta mudá-la, és o único responsável por fazê-lo. Não culpes os outros pela tua infelicidade, e nunca descarregues em cima de pessoas que não têm qualquer culpa de estares nessa situação. Escolhe sorrir todos os dias, uma pessoa que sorri tem muito mais probabilidade de receber sorrisos de volta :).

 

E tu, também investes em ti? Deixa-me um comentário sobre isso.

 

Até à próxima

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Livro Liberdade Financeira

Livro PMP Questions to Conquer the Exam